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terça-feira, 29 de setembro de 2015

Review: The Legend of Zelda: Link´s Awakening DX

                                                                       
  The Legend of Zelda: Link´s Awakening DX(o "DX" significa "Deluxe" ou "Luxo" em português, e curiosidade, no japão ele é conhecido como The Legend of Zelda: Dream Island) foi lançado no ano de 1998(o mesmo ano de lançamento de Ocarina of Time) para o Game Boy Color, e é um remake do The Legend of Zelda: Link´s Awakening do Game Boy original(o jogo lançou em 1993), sendo a maior diferença é que ele é colorido. Foi desenvolvido pela Nintendo EAD e distribuído pela Nintendo. O jogo se passa depois dos eventos de Oracle of Ages&Oracle of Seasons e antes dos eventos de The Legend of Zelda: A Link Between Worlds, e se passa na cronologia do herói caído.                                                                Olha, o máximo da BETA de uma coisa super interessante é que ele seria um port do A Link to the Past, mas se você quiser saber de algumas mudanças pequenas clique aqui.                                       Você deve ter percebido que coloquei a capa japonesa do jogo, foi difícil eu escolher que capa usaria(a americana ou a japonesa do primeiro jogo), então agora vou fazer uma review das capas dos jogos de Zelda que já fiz review(exceto o remake do Four Swords, já que não possui capa).                                                                                                                                                                                                         MINI-REVIEW DAS CAPAS                                                         Ocarina of Time 3D: Por mais que a capa japonesa seja muito bonita, eu prefiro a capa americana.  A Link Between Worlds: a capa japonesa é bem bonita, mas de novo eu prefiro a capa americana, o maior motivo é porque a capa brilha(o que você não verá nessa imagem).                                    The Legend of Zelda: A capa americana por mais que simples, é bonita, mas a primeira versão da capa japonesa(que o jogo foi lançado em forma de disquete) é melhor, mas na minha opinião a segunda versão da capa japonesa(que o jogo foi relançado em forma de cartucho, alias depois do lançamento do Zelda II, colocaram um "1" no nome do jogo)é a melhor de todas, sendo que vou atualizar a minha review do Zelda 1 trocando por essa capa(na versão original ela usava a capa americana).                                                                                                                                 Link´s Awakening DX: A capa americana é simples mas bonita(pena que ela é quase idêntica com a capa americana do A Link to the Past), a capa da versão japonesa do jogo original é MUITO bonita, e fiquei em duvida se colocava ela nessa review ou a do remake, mas como puderam ver coloquei a versão do remake, só que isso não quer dizer que prefiro essa capa, eu gosto das duas do mesmo jeito e ainda acho elas umas das capas mais bonitas de um jogo da série Zelda.                                                                                                                                                                Em um dos posts futuros falarei como irão funcionar esse negocio de capas nas review, mas uma coisa que posso falar é que agora farei uma review da capa do jogo de Zelda da review.                                                                                                                                                                                                              COMO CONSEGUI O JOGO                                                                Se você leu a minha review do Super Mario Land eu disse que era o "ultimo" jogo que consegui no Club Nintendo, mas eu consegui esse jogo de um código do Club Nintendo, e você pergunta "Como você conseguiu o jogo?", e bom, eu consegui ele por um vendedor no Mercado Livre que estava vendendo códigos por R$10,00(um centavo a mais do que a eShop). O jogo está custando na eShop por R$9,99, mas se você quiser comprar o jogo, você terá que cadastrar na Nintendo Network nos Estados Unidos, já que a ESHOP NÃO ESTÁ FUNCIONANDO EM REAIS DESDE O MEIO DE 2013! NINTENDO ARRUMA LOGO ISSO!                                                                                                                                                                                                                                                                 SE QUISER OUVIR ENQUANTO LÊ                             Aqui estão duas versões orquestradas de "Tal Tal Heights" e "Ballad of the Wind Fish", mas se quiser ouvir as versão originais clique aqui e aqui. Confesso que não sei qual das duas músicas eu prefiro, mas pensando bem eu escolho "Ballad of the Wind Fish". SPOILERS ABAIXO.                                                                                                                                                                                                                    HISTÓRIA                                                            Link, que tinha derrotado o maligno Ganon e recuperou a paz em Hyrule, não tinha apreciado a tranqüilidade que ele tinha trabalhado tão duro para conseguir por muito tempo, e, eventualmente, tornou-se inquieto. Sentindo-se na necessidade de treinamento, ele embarcou em uma viagem e navegou através dos oceanos em um pequeno veleiro. Eventualmente link completou a sua formação em países estrangeiros e começou a navegar de volta
para sua casa, Hyrule. Mas de repente o mar ficou agitado e o céu se tornou escuro. Link tentou corajosamente lutar contra as fortes correntes das ondas, mesmo amarrando-se no o navio com uma corda. Mas um raio atingiu o navio e tudo ficou escuro.                                                                                                       Mais tarde, em uma ilha distante, uma garota chamada Marin está andando ao longo das margens da Praia da ilha. De repente, ela viu alguém nas areias. Ao olhar mais de perto, ela encontra Link inconsciente e tenta acordá-lo, mas sem sucesso. Recusando-se a simplesmente deixá-lo deitado na praia, Marin leva Link de volta à sua casa em Mabe Village. Longe da escuridão, Link ouve a voz de uma menina. Ele pensa que a voz é da Princesa Zelda, mas acorda para descobrir que era a voz de Marin. Descobriu-se que, milagrosamente, Link tinha sido arrastados ara Koholint Island. Link começa seus preparativos para deixar a ilha, e Tarin devolve o seu escudo.                   No entanto, a espada de Link está longe de ser encontrada. Procurando na praia da ilha, Link finalmente encontra ela ao lado de seu barco naufragado. De repente, uma misteriosa coruja voa para ele. A coruja explica que no alto topo das montanhas da ilha tem um ovo gigante, e no interior acomoda um ser conhecido como Wind Fish. A coruja diz que o Wind Fish deve ser despertado, pois essa é a única maneira de Link poder sair da ilha. Ele diz a Link que ele precisa ir para a floresta para encontrar uma chave e, em seguida, voa para longe. Deixando nada, apenas um enigma intrigante e suas perguntas, Link atende as palavras da coruja e vai para dentro da floresta. Ele finalmente encontra a Tail Key. A coruja reaparece e diz-lhe para ir para a Tail Cave e usar essa chave para entrar.                                                                                                            Link faz isso e luta contra seu caminho através deste início de calabouço. Depois de derrotar o chefe, Link encontra um instrumento mágico, a Full Moon Cello. Embora Link não sabe o que é isso em primeiro lugar, a coruja reaparece e explica que instrumento é um dos Eight Intruments of the Sirens(Oito Instrumentos das Sereias). A coruja explica que Link deve recuperar os restantes sete instrumentos se ele quiser despertar o sono do Wind Fish. Agora Link, ainda cheio de perguntas sobre este mundo estranho, deve explorar o resto da ilha e encontrar o restante destes instrumentos místicos.                                                                                                          Mais tarde, em sua jornada, Link chega na Animal Village. A coruja tinha lhe dito para se aventurar em Yarna Desert para encontrar um item importante que ajudará Link. Infelizmente, uma grande morsa está dormindo em seu caminho. No entanto, um dos animais de Animal Village diz a Link sobre Marin e sua bela voz pode despertar aqueles que ouvi-la. Link retorna à Mabe Village e, eventualmente, recebe um Ocarina do Dream Shrine. Ele encontra Marin na praia que fala de seu desejo de ser uma gaivota, para que ela pudesse voar ao redor do mundo e compartilhar suas músicas com muitas pessoas. Ela espera que ela possa fazer esse pedido ao Wind Fish. Posteriormente, Link aprende com Marin como tocar a "Ballad of the Wind Fish" em sua ocarina, uma canção de despertar. No entanto, uma vez que não é suficiente para despertar a morsa, Marin junto com Link para a Animal Village. Marin decide ficar na aldeia após a morsa ter acordado e Link encontra a Angler Key no deserto.                                                                                          Algum tempo antes de procurar o sexto instrumento, a coruja voa para vincular e diz-lhe para ir para o Southern Face Shrine. Quando o link
chega lá, ele descobre uma terrível verdade sobre a ilha. Em uma parede que descreve a si mesmo como Wind Fish, as palavras dizem:"PARA O PROCURADOR ... DA ILHA DE KOHOLINT, É APENAS UMA ILUSÃO ... HUMANO, MONSTRO, MAR, CÉU ... UM FILME NO OLHO DE UM DORMINHOCO ... ACORDE O SONHADOR, E TODA KOHOLINT DESAPARECERÁ COMO UMA BOLHA EM UMA AGULHA..., VOCÊ DEVE SABER A VERDADE! "
 Link agora enfrenta um dilema, se ele deveria despertar o Wind Fish ou não. Mas a coruja diz a ele que ninguém sabe se a inscrição é verdade, e aconselha-o a confiar em seus sentimentos. Link continua, encontra os restantes três instrumentos. Eventualmente ele encontra Marin em Tal Tal Mountain Range que estava sendo atacada por monstros. Link a salva, e por um momento, ela tenta dizer algo para Link ... mas muda de ideia. A coruja sabe sobre a canção que ela sempre canta, a Ballad of the Wind Fish, e se pergunta se ela estava tentando despertar o sonhador, o Wind Fish.
 Após Link obter todos os Eight Instruments of the Sirens, a coruja diz que agora é a hora de despertar o sonhador. Link vai o topo da montanha e encontra o ovo gigante, em que a Wind Fish dorme. Com sua ocarina na mão e os outros instrumentos, Link toca a "Ballad of the Wind Fish". O ovo quebra e Link vai para dentro.
 Dentro, Link encontra o verdadeiro cérebro por trás de todo o caos de Koholint, o Pesadelo(Nightmare) que tem o poder de se transformar. Após uma longa batalha, Link derrota o Pesadelo, o último dos males da ilha. De repente, uma escada aparece e Link sobe, onde ele se encontra em uma estranha sala preta cheia de nuvens do arco-íris e estrelas.
A coruja vem para ver o Link pela última vez. A coruja explica que ele é de fato parte do espírito do Wind Fish, e, portanto, era a guardiã do mundo o seu sonho. Tudo estava tranquilo no sonho do Wind Fish, até pesadelos começaram a invadi-lo. Muitos dos pesadelos que o Link tinha enfrentado foram as masmorras em que tinha guardado os oito instrumentos. Mas agora o Link tinha derrotado o último dos Pesadelos, e sonho do Wind Fish estava em paz mais uma vez. Com os pesadelos passaram e os oito instrumentos das Sereias recuperados, o Wind Fish poderia finalmente ser despertado. A coruja afirma em seguida que o seu papel nesse sonho está completo e diz adeus ao lLnk antes de desaparecer.                                                                                                              De repente Link ouve um gemido e o Wind Fish aparece diante dos olhos do herói! O Wind Fish diz que em seus sonhos, um mundo inteiro tivesse existido. No entanto, ele não poderia despertar devido aos pesadelos. É natural que os sonhos acabem, e quando ele acorda Koholint deve desaparecer. Ele diz que Link pode um dia recordar deste sonho deste mundo, a única lembrança da ilha.
 O Wind Fish, em seguida, desaparece e diz que eles devem acordar juntos, e pede a Link para tocar a música de despertar mais uma vez. Link faz muito lentamente, enquanto a toda a ilha e seus habitantes desaparecem. A ilha inteira desaparece, mas o mar ainda está lá. De repente, Link é forçado a sair do quarto do Wind Fish por uma corrente de água.
   O céu acima brilha com gaivotas voando. Link acorda em um pedaço de madeira no mar, parte de seu navio. Assim como estava previsto, Koholint Island está desaparecida e Link está de volta ao mundo real. Como ele se lembra de todos os acontecimentos de sua última aventura, uma sombra paira sobre ele. Olhando para cima, ele vê o Wind Fish voando acima dele no céu. Link sorri, percebendo que ele realmente ajudou a despertar o Wind Fish. A jornada do sonho de Link tinha finalmente chegado ao fim.                                                                                                                                                                                                                                                                                                     A LENDA DO WIND FISH                                                                                                                                                                  
  Parece que o Wind Fish é um mero mito para os habitantes de Koholint Island. O ovo em cima de Mt. Tamaranch é bastante grande e pode ser visto de uma distância, tornando-se evidente que alguns dos habitantes da Ilha Koholint saberia pelo menos alguma coisa do Wind Fish, no entanto. Marin é um bom exemplo de um simples cidadão da Mabe Village, no entanto, ela sabe da existência do Wind Fish. Ela até mesmo sonha e deseja para o Wind Fish para se transformar em uma gaivota. Não é bastante óbvio se ela também acredita que é apenas um mito ou se é real, no entanto, Marin pode ser vista em Tal Tal Mountain Range, sem motivo aparente. A coruja parece acreditar que ela pode ter tentado despertar o Wind Fish com sua canção. Apenas a coruja e, possivelmente, Marin parecem saber da existência real do Wind Fish. Pouco depois link termina o calabouço Face Shrine, um menino em Mabe Village perguntou para Link "quando apareceram na ilha ", mas não tinha ideia que o Link entende por isso, obviamente, o que sugere que os habitantes de Koholint Island não têm ideia de que eles são parte de um mundo de sonho.
  A Southern Face Shrine é o único lugar que tem muita informação sobre o mito do Wind Fish, e o texto em cima de suas paredes, sobre a ilha ser um sonho, é muito verdadeiro. A julgar por esses escritos, o santuário parece ter sido construído exclusivamente para a pessoa que iria despertar o Wind Fish.                                                                                                                                                                                    O FINAL PERFEITO                                                                                                                                                          
  Se Link completa o jogo sem morrer, uma cena adicional pode ser visto após os créditos finais. Ambas as versões do game mostram Marin como uma gaivota (ou simplesmente ter asas de gaivota) enquanto a "Ballad of the Wind Fish" toca ao fundo. Isso pode sugerir que o desejo de Marin se tornou realidade e foi "salva" do mundo de sonho acabando, ou simplesmente que Link estava pensando em Marin e seu desejo de ser uma gaivota.
O final perfeito varia entre a versão original Game Boy e o remake Game Boy Color. No original, Marin com asas nas costas vai voar em torno das palavras "The End" ao cantar sua canção. Em Link´s Awakening DX , uma imagem de Marin pode ser vista dentro das nuvens, e sua canção estará tocando em segundo plano, embora ela não é a única cantar. Pouco depois, a imagem desbota em uma gaivota que voa para longe.                                                                                                                                                                                                                                                          DIFERENÇAS ENTRE O ORIGINAL E O REMAKE                                                                                                                                      
GBC                                                GB
                                                                                                                                                O remake tem poucas mudanças se você comparar com o original(ou seja, o jogo é bem fiel ao jogo do primeiro Game Boy), e a mudança mais visível  é que o jogo está em cores! Mas outras mudanças incluem: uma dungeon a mais(a Color Dungeon), o fotógrafo que tira suas fotos, as Stone Slabs foram
GB                             GBC
trocadas pelas Owl Statues, o final secreto mudou, no original Marin aparecia voando com asas de gaivota, e no remake aparece uma foto dela que depois vira uma gaivota(confesso que prefiro a versão do remake).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 COISAS QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA COMPLETAR 100%                                                                                                                      
Essa imagem mostra quase tudo do 100%
 Olha eu completei 100%, e as coisas mais difíceis foram terminar o jogo sem morrer(mesmo que estava usando "pontos de restauração", isso é o nome em que o Virtual Console chama os "save states"), e conseguir todas as fotos, vou explicar daqui a pouco.                                   BÁSICO: Termine o jogo, complete todos os mapas(os das dungeons e o mapa do overworld), consiga todos os itens, pegue todos os mapas, bussolas, e Recipientes de Coração nas dungeons, abra todos os baus(os das dungeons, os que estão no overworld eu considero opcional, estou falando dos que vem Rupees), abra todas as portas trancadas.                                                                                                                    LINK´S AWAKENING: Essa parte mostra tudo do 100% da versão original e algumas do remake(já que ele tem mais coisa). Consiga todos os 14 Recipiente de Coração, consiga a L-2 Sword/Seashell Sword, consiga o Bumerangue, aumente a capacidade das flechas para 60, aumente a capacidade das bombas para 60,  aumente a capacidade do Magic Powder para 40, termine o jogo sem morrer.                                                                                                            LINK´S AWAKENING DX: Aqui estão coisas exclusivas do remake. Complete a Color Dungeon, consiga todas as fotos do álbum "The Travels of Link"(traduzindo ficaria "As Viagens de Link").        STONE SLABS E OWL STATUES: Como disse um tempo atras, elas são basicamente a mesma coisa, só muda o nome e visual. Se você pegar o resto de uma parte dela(um pedaço de pedra ou um bico de pássaro) e conversar com elas, elas te darão dicas, e você precisa conseguir todas do jogo se quiser completar 100%.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   GAMEPLAY                                                                                                                                                    
 O seu objetivo nesse jogo é encontrar todos os Eight Instruments of the Sirens(Oito Instrumentos das Sereias), para acordar o Wind Fish só para você voltar a Hyrule.                                             Mas agora vamos falar sobre essas coisas na imagem acima. Temos os Ícones B e A em que você pode selecionar qualquer item para você utilizar neles, logo depois temos o ícones dos Rupees, o dinheiro do jogo(no jogo só a Color Dungeon tem Rupees verdes, no resto do jogo só tem Rupees azuis e laranjas, que nem no primeiro Zelda), e logo após temos a contagem de corações.     Você controla o Link pelo + Control Pad ou pelo analógico do 3DS, com o START você acessa o menu de itens, e com o SELECT(ou Y) você acessa o mapa de Koholint Island, e se você apertar esses dois botões antes de começar o jogo, na tela aparecerá uma imagem de um Game Boy Color com o jogo na tela pequena dele.                                                                                                             No jogo você usa uma ocarina, só que ela não é igual a de A Link to the Past, em que você só com um botão você tocava só uma música, e também não é como Ocarina of Time/Majora´s Mask, em que você apertava um botão para tocar apenas uma nota da musica. Nesse jogo, ele te dá a opção de tocar entre três musicas, e você só precisa usar só um botão para tocá-las.                       O jogo também não tem tantas coisas que virariam marcos para a série(diferente de ALttP que se tornou a base para a franquia Zelda, tipo foi lá que surgiram os baus), mas mesmo assim eles tem algumas coisas como: o primeiro pesqueiro em um jogo Zelda, a primeira sequencia de negociação(tipo em Ocarina of Time em que você recebia a Biggoron´s Sword), e uma coruja que "guia" o Link(um exemplo é Kaepora Gaebora de Ocarina of Time e Majora´s Mask, mesmo que ele mal aparece no ultimo). Na sequencia de negociação do jogo você recebe o Bumerangue, e diferente dos outros jogos em que ele se parece como uma versão mais fraca do Hookshot, nesse jogo ele é um dos itens mais poderosos e tem poucas semelhanças com o Hookshot. Outra coisa interessante do jogo é que você pode ficar o jogo inteiro sem pegar o Arco e Flecha, neste jogo ele é um opcional, mas necessário para quem quer conseguir os 100%.                                                Esse foi o primeiro jogo em que o jogo inteiro não se passa em Hyrule(e não, a Dark World do A Link to the Past não conta, já que você pode voltar para Hyrule). Tem personagens desse jogo que inspiraram outros de Ocarina of Time, tipo Marin inspirou MalonTarin inspirou Talon e a Coruja inspirou Kaepora Gaebora.                                                                                                No jogo você encontra um fotografo(que se parece com um rato), e dependendo do lugar e situação ele tira uma foto de você, mas tem algumas fotos que você terá apenas uma chance de conseguir, tipo que aconteceu comigo, eu não falei com o fotografo antes de abrir o portão de um castelo e perdi uma foto com o Richard, então tive que começar uma segunda file só para eu conseguir 100%. Clique aqui para ver todas as fotos.                                                                                                                                                                                                                                                             REFERENCIAS A MARIO                                                                       O jogo tem muitas referências a outros jogos, tipo o Richard do jogo Kaeru no Tame ni Kane wa Naru ( "For Frog the Bell Tolls"), o inimigo Anti-Kirby que é uma clara referencia ao Kirby, mas aqui eu vou colocar só as VÁRIAS referencias a Mario(já que a maioria das referencias desse jogo são do Mario).  E sim, sei que esqueci o Podoboo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
 Bloober                                                                                                                                   Eles são uma clara referencia ao inimigo Blooper, e eles se movimentam da mesma forma, mas você pode matá-los com uma espadada.                                                                                                                                                                                                  
                                                                                                                                                                      Boo Buddy                                                                                                                    Eles são uma clara referencia ao inimigo Boo, eles aparecem na dungeon Bottle Grotto.                                                                                                                                                                                                                                                                        
   BowWow                                                                                                                               Eles são uma clara referencia ao inimigo Chain Chomp, no jogo ele é sequestrado por Moblins, e sua dona pede para resgatá-lo, e depois disso se você falou com o fotografo, ele ira tirar uma foto sua com o BowWow. Esse não é o único jogo de Zelda onde eles fazem uma participação, um exemplos são A Link to the Past e Four Sword, onde neste ele é um item que funciona do mesmo jeito quando você resgata ele aqui neste jogo(comendo o inimigo mais próximo), curiosidade, no remake do Four Swords o BowWow foi renomeado para Chain Chomp(o nome dele na franquia Mario).
                                                                                                                                                                                                                       
 Cheep-Cheep                                                                                                                              Eles são uma clara referencia aos inimigos Cheep Cheeps do Mario, você acha eles dentro da água(nas partes de plataformas do jogo), e eles aparecem nadando de lá para cá(bem no estilo deles nos jogos do Mario), e eles podem te atacar pulando. Você pode matá-los com uma espada.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
 "Christine"                                                                                                                              Você encontra na Animal Village uma cabra chamada Christine, e durante a sequencia de negociação ela te manda levar uma "foto dela" para o Mr. Write(que é uma referencia ao Dr. Wright dos jogos do SimCity), e bom como você pode ver é uma foto da Princesa Peach. Isso pode ser uma referencia a aqueles namorados que se conhecem na internet, mas quando vê a pessoalmente a pessoa se decepciona, já que é diferente da foto que manda.                                                                                                                                                                                                                                                                                                            
  Cucco Keeper                                                                                                                        Ele é um cara que mora no topo de Tal Tal Heights, e ele cuida de Cuccos(também conhecidas como "galinhas"), e bom, nem precisa dizer que ele é uma referencia ao Luigi.                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
   Goomba                                                                                                                                  Nem preciso falar que são referencias aos Goombas, até o nome é o mesmo. você pode matar eles usando uma espada ou até mesmo pulando neles que nem o Mario(eles até tem um modelo de um Goomba amassado, que é um ótimo detalhe).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
   Mamu                                                                                                                                   Ele mora dentro de um buraco em Signpost Maze, e depois que você consegue entrar no buraco, você deve pagar 300 Rupees para ele cantar para você aprender uma musica na Ocarina. Ele é uma clara referencia ao vilão   Wart do Super Mario Bros. 2, principalmente seu sprite do jogo que lembra muito o dele em SMB2. Curiosidade no japão Wart é conhecido como Mamu(o nome dele neste jogo).
                                                                                                                                                                                                                                     
  Mask Mimic                                                                                                                          Eles são uma clara referencia ao inimigo Shy Guy, eles vão imitar todos os seu movimentos, e o melhor jeito de matá-los é usando um Spin Attack.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
 Piranha Plant                                                                                                                           Uma clara referencia das Piranha Plants(até o nome é o mesmo), elas atacam da mesma forma que os jogos do Mario e você pode matá-las com uma espadada.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
  Pokey                                                                                                                                     Uma clara referencia aos inimigos de mesmo nome da série Mario, eles são mais parecidos com a versão do Mario 2, e você pode matá-los com algumas espadadas.                                                                                                                                                                                                                                                                                        
  Spiked Beetles                                                                                                                           Eles são uma referencia ao inimigo Spiny, você usa seu escudo para fazer eles ficarem de cabeça para baixo, e depois você usa a espada. Quando eles ficam de cabeça para baixo eles não são nada parecidos com os Spinys, mas no Four Sword eles ficaram mais parecido.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
                                                                                                                                                 
   Tarin                                                                                                                                     Tá na cara que ele é uma referencia ao Mario, tipo ele gosta de cogumelos, ele vira um guaxinim, e é a cara do Mario. Essa artwork provavelmente é do manual americano(ou algo do tipo), tem uma  outra versão desta artwork em que ele está com as cores dele da capa do jogo. Talon de Ocarina of Time também parece Mario, e ele até usa um broche do Bowser. ATUALIZAÇÃO DO DIA 29/01/16: mudei a imagem, a antiga que colocava(a que tinha as cores vermelhas) você pode ver aqui.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
   Thwomp                                                                                                                                   Eles são uma clara referencia aos inimigos Thwomp e Thwimp, e eles funcionam da mesma maneira, tentam esmagar você.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
     Yoshi Doll                                                                                                                              É um
boneco do Yoshi, e você consegue ele no Trendy Game, e é o primeiro item para o sequencia de negociação.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            PROTAGONISTA                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
 Link, o Herói Lendário                                                                                                                Ele é o mesmo Link de A Link to the Past, Oracle of Ages e Oracle of Seasons. Ele não muda nada de visual se comparar com ele em ALttP. E ele nesse jogo não faz muita coisa alem de usar os itens, mas agora vamos falar sobre alguns deles. No manual japonês do remake(e na capa) dá para perceber que ele tem uma artwork com um traço diferente, mas preferi colocar essa por dois motivos: essa foto tem nada no fundo(e no futuro, talvez retirem o fundo daquela imagem) e eu gosto mais dessa.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             EQUIPAMENTOS                                                                Aqui estão espadas, escudos, túnicas, braceletes, botas..... e uma pena que vão te ajudar na sua jornada.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
 Level 1 Sword                                                                                                                           É a sua primeira espada no jogo, você vai encontrar ela em Toronbo Shores boiando na água, e nela tem seu nome escrito. Tem teorias dizendo que ela é a Fighter´s Sword do A Link to the Past, já que o jogo a chama de uma espalha velha do Link, eu acredito nessa teoria. Mas se você comparar a artwork dela nesse jogo e a artwork dela no ALttP, você vai ver que elas tem um visual levemente diferente(mas tem artworks que mostram o mesmo design, tipo essa e essa), mas isso pode ser que nem a mudança de visual da Kokiri Sword de Ocarina of Time para a Kokiri Sword de Majora´s Mask. Mas devemos confessar que essa artwork da L-1 Sword ficou mais parecida com a original(o design é quase o mesmo(exceto a cor) dela na artwork do Link) que a artwork da Fighter´s Sword.
                                                                                                                                                                                                                                                   
  Level 2 Sword/Seashell Sword                                                                                                  É a sua segunda espada no jogo, você precisa encontrar no minimo 20 conchas secretas para conseguir ela(o jogo tem 25 conchas, mas o necessário é 20, as cinco restantes viram Rupees), ela e bem mais forte
que a L-1 Sword e ainda tem a capacidade de soltar Sword Beams(um laser que sai da espada) quando você está com seus corações completos. Tem pessoas que acham que ela é a Master Sword só pelo fato desse negocio(que até agora não sei o nome) que separa a lamina do "segurador" se parece muito com a da Master Sword, mesmo que é mesma coisa de confundirem a Master Sword com a Magical Sword.                                                                         Muitos fãs de Zelda(inclusive eu) chamam essa espada de Seashell Sword, porque ela é feita de conchas(ou "seashells" em inglês). E pessoalmente eu prefiro colocar as espadas no botão B, já que na maioria dos jogos o botão B usa a espada.  Aliás, essa espada substitui a Level 1 Sword.                                                                                                                                                                                                                                                                                                            
 Shield/L-1 Shield                                                                                                                       É seu primeiro escudo no jogo, quando você acorda, Tarin te devolve o escudo e ele fica equipado no botão B(que depois coloco no botão A), e ele poderá te proteger enquanto você não tem a espada. Entre
algumas coisas interessantes sobre esse escudo são: Ele foi o primeiro escudo em que você utilizava ele manualmente, nos jogos anteriores você precisava estar de frente para o inimigo para o escudo funcionar(na minha opinião só no ALttP que isso de fato funcionou). Ele tem o nome do Link escrito. Em algumas artworks do Link nesse jogo ele está usando o Fighter´s Shield de A Link to the Past, mas eu preferi colocar esse escudo(por mais que prefiro o design do outro escudo), alias tem uma outra artwork desse mesmo escudo, que a unica coisa que gostei mais naquele, é que ele não tem essas rachaduras.  Mas vamos comparar com o design do escudo de ALttP. O desenho da Triforce mudou e ficou maior, e ele perdeu aquele desenho de pássaro e no lugar ficou esse "bigode e nariz do Mario".                                                                                   E tome cuidado com os Like Likes, porque eles comem o seu escudo. Mas você pode comprar outro ou ganhar outro no Trendy Game.                                                                                                                                                                                                                                                            
Mirror Shield/Level 2 Shield                                                                                                             É o seu segundo escudo no jogo, você encontra ele na Eagle´s Tower, e ele é necessário para ir na Turtle Rock, já que tem um negocio soltando fogo e ele é o único escudo que pode te proteger. Sabe, só em Ocarina of Time o nome "Mirror Shield" começou a fazer sentido, já que em A Link to the Past e
Link´s Awakening ele só te protegia e não refletia nada, seria melhor se colocassem o nome "Magical Shield" do primeiro Zelda. E não vou comparar o design dessa versão com a versão do ALLTP, e provavelmente nunca farei porque toda hora esse escudo muda de visual, o único jogo que repete o mesmo design é The Minish Cap. O curioso é que no jogo o Mirror Shield é vermelho(quando o Link levanta ele), e na artwork ele é cinza(talvez porque ela foi feita para a versão original do Game Boy), e quando o Link está usando ele aparece um cubo branco no meio do escudo(duas coisas: ou isso era para ser a Triforce ou é só um detalhe de brilho).                           Esse escudo substitui o L-1 Shield.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            
 Green Clothes                                                                                                                            É a sua primeira túnica no jogo, ela não tem nada de especial alem de ser a sua clássica roupa verde. Vale
citar que quando você consegue a Blue Clothes e a Red Clothes, elas substituem a Green Clothes.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          
   Blue Clothes                                                                                                                     Você consegue ela depois que terminar a Color Dungeon, e você pode escolher entre ela e a Red Clothes, lembrando que você pode ficar mudando dessa para a outra roupa quando quiser, você só não vai fazer ela voltar a ter a Green Clothes. Ela tem a mesma habilidade da Guardian Acorn, que quando você leva um dano, ela reduz pela metade. Eu costumo usar ela na minha primeira file.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 
  Red Clothes                                                                                                                            Você consegue ela depois de terminar a Color Dungeon, e você pode escolher entre ela e a Red Clothes, lembrando que você pode ficar mudando dessa para a outra quando quiser, você só não poderá voltar a ter a Green Clothes.  Ela tem a mesma habilidade do Piece of Power, que aumenta a força de sua ataque com a espada. Eu costumo usar ela na minha segunda file.                                                                                            
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
  Level 1 Power Bracelet                                                                                                        Você consegue ele em Bottle Grotto, e com ele você pode levantar pedras e blocos. Confesso que você usará mais ele do que os escudos, o curioso é que o sprite dele nesse jogo lembra bastante o sprite dele no Zelda 1.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          
 Level 2 Power Bracelet                                                                                                              É a melhora do L-1 Power Bracelet, e ele substitui essa versão antiga. Você consegue ele em Face Shrine, e com ele você pode levantar estatuas gigantes e entre outras coisinhas menores(não falando de tamanho, OK, só no modo de dizer). Ele tem duas curiosidades, embaixo da Triforce tem aquele "bigode e nariz do Mario", e seu sprite consegue ser quase idêntico ao sprite do Zelda 1.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
 Pegasus Boots                                                                                                                         Você consegue elas na Key Cavern. dá para fazer ela "funcionar" de diferentes formas, correr só com ela,
se você tiver equipado com a espada o Link vai correr com usando a espada(o que te dá uma certa invencibilidade), e correr usando Roc´s Feather, em que você aumenta o tamanho do pulo.                                                                                                                                                                                                                                                              
                                                                                                                                                           
  Flippers                                                                                                                                    Você consegue elas na Catfish´s Maw, e com elas o Link poderá nadar. Uma coisa boa que posso falar é que quando você ganha ela, ela já fica equipada, ou seja você não tem aquele problema das Iron Boots na versão do Nintendo 64 de Ocarina of Time. Tem uma versão melhorada dessa artwork em que mostra que de fato o Link está usando elas sobre a bota dele, já que com a coloração dessa artwork ai de cima parece que a bota dele tem nadadeiras. ATUALIZAÇÃO DO DIA 29/01/16: Mudei a imagem(sendo uma versão melhorada daquela outra que mencionei), a imagem antiga era vermelha e não parecia que ele usava as nadadeiras(como acabei de mencionar), você pode ver essa versão antiga clicando aqui.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          
                         
  Roc´s Feather                                                                                                                             Você consegue ela logo na primeira dungeon do jogo, a Tail Cave. Com ela você pode pular, e nas partes
em 2D do jogo ela é extremamente necessária, e quando você corre com a Pegasus Boots e depois pula, o seu pulo irá ter uma maior distancia.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            ANTAGONISTA PRINCIPAL                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          
    Shadow Nightmares                                                                                                                    Ele é o principal antagonista do jogo, e o pesadelo de Wind Fish. Ela vai se transformar em diversos inimigos que Link já lutou, sendo alguns de A Link to the Past e Link´s Awakening.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          
  Giant Zol                                                                                                                                      Em sua primeira forma ele se tornará uma versão gigante do inimigo Zol, e você só precisa jogar um poco de Magic Powder para derrotar ele.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
   Agahnim´s Shadow                                                                                                                     Em sua segunda forma ele se tornará Agahnim de A Link to the Past, e sua batalha é basicamente a mesma do Agahnim no ALttP, e você tem que derrotá-lo rebatendo as bolas de magica dele. só eu acho esse sprite do "Agahnim" estranho, no ALttP ele não tinha esses braços bizarros.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
 Moldorm´s Shadow                                                                                                                      Em sua terceira forma ele se tornará um chefe de A Link to the Past/Link´s Awakening chamado Moldorm, e sua batalha é a mesma, é só acertar a ponta da cauda dele que ele irá ser derrotado.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
  Shadow of Ganon                                                                                                                        Em sua quarta forma ele se tornará o principal vilão da série Zelda, Ganon, e sua batalha é a mesma de A Link to the Past, você só precisa usar alguns Spin Attacks ou correr com a Pegasus Boots enquanto usa a espada, e tente desviar de seus ataques.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
    Lanmola                                                                                                                                    Em sua quinta forma ele supostamente vira o inimigo Lanmola(porque sua batalha é completamente diferente), o melhor ataque nele é usar a Magic Rod.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
Sprite de Dethl
    Dethl                                                                                                                                          Sua sexta e ultima forma, para derrotá-lo você precisa usar a Roc´s Feather para desviar dos "braços" dele e usar o Arco para atirar em seu olho. Por alguma razão ele se parece com Vaati da série Four Swords.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  NOTAS                                                                              HISTÓRIA: A história é ótima, como sempre em um jogo de Zelda, tem algumas reviravoltas. NOTA: 10.                                                                                                                                 GRÁFICOS: Eles são ótimos, e ficaram muito melhores coloridos. NOTA: 10.                               MÚSICA: Elas são muito bem feitas, sério, provavelmente a minha favorita é "Ballad of Wind Fish", porque as vezes ela pode se tornar uma música bem triste. NOTA: 10.                                       COISAS BOAS: As cutscenes feitas com desenhos são muito bem feitas e detalhadas para o Game Boy(clique aqui para ver uma imagem), personagens muito bem feitos, e uma ótima ambientação, e as fotos as vezes são bem engraçadas, as inúmeras referencias á Mario(e sim sei que esqueci o Podoboo, mas não vou arrumar o texto só para falar de um inimigo).             COISAS RUINS: Ter algumas fotos que se você fazer algo de errado você perde ela, o jogo tem alguns puzzles sem noções.                                                                                                         NOTA FINAL: The Legend of Zelda: Link´s Awakening DX é um ótimo jogo, e pode ser até melhor que sua versão original. Tenho uma curiosidade, na review do remake de Four Swords eu disse que queria jogar esse jogo, e em alguns dias depois que escrevi aquela review eu consegui o jogo, agora como quero jogar os jogos da série Oracle. Esse é um daqueles jogos populares de Zelda que por mais que são populares deviam ter mais um pouco de reconhecimento(tipo a série Oracle e The Minish Cap), mas ele não é daqueles jogos de Zelda em que não são tão populares e não tem o reconhecimento que merecem(os jogos de DS e os jogos da série Four Sword(apenas o Four Swords e Four Swords Adventures, o TMC é popular)). Não sei explicar o motivo mas, esse jogo me da uma sensação diferente se comparado aos outros jogos da série Zelda(ou seja é uma coisa muito boa). NOTA: 10.                                                                                                                                                                                                                                                              Bom, aqui está a review do "jogo secreto" que era o tal "jogo de Zelda disponível no Virtual Console", desculpe se essa review demorou, mas é porque tive alguns problemas BEM pequenos, e a review ficou bastante grande, o que vamos concordar é uma coisa muito boa. Mas a próxima review será de The Legend of Zelda: Majora´s Mask 3D! E em breve farei um "grande anuncio", aguardem.                                                                                                                                                                 Então até a próxima review!

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